Assim como quando possuímos dificuldade visual nos dois olhos e usamos óculos com lentes corretivas para ambos, quando a pessoa têm perda auditiva nos dois ouvidos, o ideal é que a adaptação seja feita com dois aparelhos.
Usando dois aparelhos auditivos você:
- Melhora a habilidade de localização sonora – Você vai poder saber de onde vem o som, seja ele barulho do ambiente ou fala.
- Melhora o reconhecimento de fala – Usando dois aparelhos a audição seletiva melhora, permitindo que o cérebro foque na conversa que se quer prestar atenção, ainda que existam outros sons no ambiente.
- Melhora a estimulação – Usando aparelhos nos dois ouvidos, ambos recebem estimulo e permitem que a rede neural esteja ativa. Quando o ouvido não recebe informação auditiva do modo que precisa, tende a perder a percepção auditiva entrando no que se caracteriza por privação auditiva.
- Faz menos esforço para ouvir e entender – Aqueles que usam dois aparelhos conseguem compreendem melhor as conversas evitando assim que percam muita informação do que é dito.
- Melhora a qualidade sonora – Com a utilização de ambos os aparelhos, estará mais próximo do natural, pois possibilita a escuta do som nas duas orelhas.